Comprar presentes de Natal, pode! Mas entrar 2015 no vermelho, não pode!

O Natal é uma época de sonhos, mas alguns deles podem sair caro demais! Não é à toa que ele é a principal data para o comércio – se você quiser saber, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente - e a palavra promoção está em 10 entre 10 vitrines das lojas. Por isso, fique atento às dicas que o Especial de Natal do Folha Vitória pegou com o economista e professor universitário Antônio Marcus Machado para o seu presente de Natal não virar um aborrecimento por todo o ano seguinte.

“A primeira coisa é fazer uma lista das necessidades. Se não houver prioridade, você acaba comprando o que não precisa e acaba com seu 13º salário”, alerta o especialista.

Feito isso, vem a segunda dica muito importante: não é porque está na promoção que está barato. “Barato é aquilo que cabe no seu orçamento. Às vezes, mesmo com desconto o produto ainda está caro, por isso é preciso saber se esse valor, mesmo mais barato, cabe nas suas finanças”.

Apesar de sabermos que todo ano é a mesma coisa e você provavelmente vai fazer as compras na última hora, é melhor aproveitar que ainda estamos no mês de novembro e já ir às compras. Além de encontrar lojas mais vazias e maior variedade e disponibilidade de produtos, os preços são geralmente menores. 

Se o presente for para você mesmo (que atire a primeira pedra quem nunca se presenteou no Natal!), procure deixar para depois da data. Início de janeiro é período de liquidações. E pesquise, pesquise muito! Sempre há aqueles comerciantes que querem tirar vantagens dos consumidores e mascaram alguns preços.

Por fim, Antônio Marcus faz uma alerta importante. “Tem que celebrar a vida, não adianta ser miserável nessa hora. Mas é preciso cautela senão o que era um presente vira um problema”.

Dicas:
- Gastar, no máximo, metade do 13º salário com os presentes e poupar o restante paras as despesas do começo de ano;
- Parcelar as compras em, no máximo, 4 meses;
- Pechinchar e pagar à vista para ganhar descontos;
- Não comprometer todo o orçamento de 2014;
- Pesquisar preço, inclusive na internet;
- Nada de exageros. Procurar um preço compatível com o orçamento.

Confira outras matérias temáticas no Especial de Natal do Folha Vitória: http://www.folhavitoria.com.br/geral/especial-de-natal-2014/