Método e treinamento na hora de aprender a alfabetização são palavras que nos remetem ao ambiente escolar. Mas será que os pais – mesmo não sendo profissionais da área – podem fazer alguma coisa para ajudar os filhos no processo de alfabetização? Muito, segundo a educadora Sara Rozinda dos Passos!
Segundo ela, a primeira coisa é conhecer o método utilizado pela escola para seguir na mesma linha de aprendizado e não confundir a cabeça da criança. “A família deve conversar com a professora e saber como o aluno aprende, senão ele fica perdido entre a forma como a escola ensina e a forma como os pais ensinam”, ressalta.
Daí a necessidade do acompanhamento escolar! E isso inclui participar das reuniões escolares e estar em sintonia com a equipe pedagógica da escola. Vale lembrar que a confiança na capacitação da instituição para ensinar seu filho é fundamental. “A família ajuda muito acompanhando a rotina e procurando saber como está o avanço do aprendizado, pois cada criança possui seu ritmo para aprender as coisas. Hoje em dia, muitos pais querem que o filho aprenda a ler logo, mas é preciso paciência. Importante lembrar também que os pais não podem interferir no método usado pela escola, senão prejudica a criança”, destaca a educadora.
Papel e caneta na mão!
Há diversas – e divertidas – formas de inserir o alfabeto no dia a dia da criança e brincar com as palavras. Assim como o professor pode ir além das cartilhas e dos livros didáticos, os pais também têm um leque e opções para incentivar a criança nesse momento tão importante.
Ler em voz alta e depois pedir para o filho ler é uma boa dica. Os pais também podem pedir para a criança ajudar a fazer a lista do supermercado. É verdade que vai demorar mais do que o usual, mas pode se tornar em um divertido momento de aprendizado em família.
Escreva bilhetes e espalhe pela casa, coloque na mochila, ou invente uma caça ao tesouro, colocando palavras-chave que ele já conheça para encontrar o presente. Assim, aprender a ler será muito divertido!