Como manter a forma durante as festas de final de ano

Será que é possível manter a forma diante das guloseimas típicas do final do ano? Segundo a professora de Educação Física Gisely Machado, sim! Confira o que ela falou a respeito do tema no Especial de Natal do Folha Vitória.

Confraternização com a equipe de trabalho, com a família, com o pessoal do prédio, ceia de Natal, Rèveillon... Final de ano é época de muitas festas, que é sinônimo de excessos na alimentação, o que, por sua vez, significa fim da dieta! Após a deliciosa euforia das celebrações vem a frustração com os quilos a mais. 

O segredo para “enfiar o pé na jaca” sem pesar a consciência é compensação. Segundo a professora de Educação Física e proprietária da Azen Academia, Gisely Machado, quem não abre mão das comidas nas ceias deve fazer atividade física, mesmo nos dias dos eventos, para compensar as calorias a mais que entrarão no corpo.

“A pessoa pode caminhar no calçadão, dar uma pedalada, passear com o cachorro, buscar um dia a dia mais ativo, priorizando o aumento do gasto energético. Se ela sobe de elevador, pode subir de escada, ou deixar de usar o carro para pequenas distâncias e ir a pé. Essa somatória no gasto energético que a pessoa não está acostumada a fazer ajuda a manter o peso”, afirma Gisely, destacando, ainda, que quem já mantém um ritmo de exercícios físicos pode intensificar os treinos antes das comemorações. 

Outra dica importante: se a noite promete um banquete, procure fazer refeições mais lights durante o dia. “Compense na alimentação do dia para poder aproveitar à noite. Controle a alimentação no período que pode”, aconselha a professora.

Fique de olho nessas outras sugestões para manter o corpo pronto para o verão durante as festas de fim de ano: 

- Não vá de estômago vazio para a festa. O ideal é comer um lanche natural, frutas, sucos de frutas, ou biscoitos integrais antes do evento.

- Coma um prato de salada cerca de 30 minutos antes da ceia. Abuse nos vegetais crus e cozidos, isso ajuda a se manter saciado e a ter mais controle na hora de montar o prato principal. Não vale saladas com molhos ou queijos, elas apresentam quantidade calórica muito alta e não favorecem em nada no controle da ingestão de comida.

- Antes de montar o prato, conheça todas as opções disponíveis para fazer as escolhas mais corretas e evitar "um pouquinho de tudo".

- Ter sempre em mãos um copo de água garante evitar tentações e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Gisely Machado lembra que bebidas com álcool provocam inchaço e sempre trazem mais calorias.

- Quem não abre mão de uma bebida alcoólica durante as festas deve intercalar a bebida com água e limitar o consumo a, no máximo, uma taça de champanhe ou uma cerveja long neck.

- Lembre-se de que a festa não se resume à comida. Aproveite o ambiente para conversar com os outros convidados e se distrair.