Executivo e empresas do Grupo Águia Branca foram destaque no evento de lançamento do Anuário Iel 200 Maiores Empresas no Espírito Santo. Leia abaixo!
Diretor de Relações Institucionais do Grupo Águia Branca, Luiz Wagner Chieppe foi eleito o Empresário Destaque 2014 pelo Anuário Iel 200 Maiores Empresas no Espírito Santo, cuja solenidade de entrega dos prêmios foi realizada na noite de 13 de novembro, no Itamaraty Hall, em Santa Lúcia, Vitória. O executivo, no entanto, não foi o único homenageado. A Kurumá Veículos foi eleita a Melhor Concessionária de Veículos do Anuário e a Vix Logística ganhou o prêmio como Melhor Empresa de Transporte. As vencedoras foram representadas, respectivamente, pelo Diretor Comercial, Cláudio Mário Chieppe Kroeff, e pelo Diretor Executivo, Rodolfo Altoé Filho.
O Anuário está em sua 18ª edição e celebra os 45 anos do Instituto Euvaldo Lodi (Iel-ES), responsável pela metodologia que elabora a lista das 200 maiores empresas capixabas. Ao todo, são 17 vencedores – empresas representantes de 14 segmentos da economia, além da eleição do Executivo, da Empresa e do Empresário Destaque.
No ranking das 200 maiores empresas do Estado, a Vix Logística ocupa o 18º lugar, seguida pela Kurumá Veículos (21º), Vitória Diesel (24º), Viação Águia Branca (41º), Vitória Motors (132º) e Vitória Motors Chrysler (136º). Já na tabela que aponta os 10 maiores grupos empresariais, segundo o patrimônio líquido, o Grupo Águia Branca ficou em segundo, atrás apenas da Incospal.
Na abertura da solenidade, durante seu discurso de boas-vindas, o presidente da Findes, Marcos Guerra, elogiou a capacidade de reação do Espírito Santo diante dos desafios. “No primeiro semestre do ano, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro recuou 0,6%, o PIB capixaba avançou 1,1%, o que nos permite manter a perspectiva otimista de crescimento na produção física industrial local que defendemos nos últimos anos”, ressaltou.
Ao ser anunciado como Empresário Destaque do ano, Luiz Wagner Chieppe fez questão de enaltecer o Anuário, um produto que além de levar o nome do Espírito Santo a todo Brasil e a outros países, traz um abrangente material sobre infraestrutura, energia, educação e inovação, dentre outros temas. E segundo ele, esses assuntos são tratados de maneira tão relevante que elevou a publicação à condição de uma das mais respeitadas do Estado.
Durante o pronunciamento, ele também agradeceu pelo reconhecimento de seu trabalho institucional e destacou o processo de governança corporativa do Grupo Águia Branca, que está planejado até 2030.
“Somos uma empresa de 68 anos e que emprega 15 mil pessoas. Temos uma base sólida, mas o reconhecimento de um instituto como o Iel é sempre importante. Nada disso, contudo, seria possível sem o apoio da família, que nos dá todo o respaldo necessário, seja no âmbito profissional ou pessoal”, ressaltou ele, antes de anunciar novidades para 2015. “Teremos uma transição na presidência da Holding e em 1º de janeiro Decio Chieppe assumirá o cargo. Essa é a primeira vez que teremos um membro da nova geração à frente do Grupo”.
O futuro presidente, aliás, foi ao evento prestigiar os resultados da Kurumá e da Vix Logística, e a homenagem a Luiz Wagner Chieppe.
Antes de se despedir, o executivo – que já havia sido premiado como Empresário Destaque na edição 2012 do Anuário – destacou que a homenagem aumenta ainda mais sua responsabilidade como empresário e executivo, bem como seu compromisso com as causas sociais. “Temos, hoje, uma grande necessidade: educação! Precisamos urgentemente olhar para o mundo e para as pessoas de forma construtiva para que possamos vislumbrar um futuro melhor para as próximas gerações!”