Aprendendo sobre logística portuária na prática

Pelo quinto ano consecutivo, alunos do Programa de Capacitação de Gestores do Negócio (PCGN) do Transcares aprendem e se divertem na famosa aula embarcada. Leia mais!

A aula embarcada já virou tradição no Programa de Capacitação de Gestores de Negócio (PCGN), do Transcares, e este ano não foi diferente. A 10ª turma do curso se reuniu sábado, 8 de novembro, para uma aula prática de logística pelo complexo portuário da Grande Vitória. A atividade prática integrou o último módulo, Logística Portuária Capixaba e Noções de Comércio Exterior, ministrado pela professora Patrícia de Souza Costa e Silva, que também marcou presença.

A quinta aula embarcada do PCGN começou oficialmente no Porto de Tubarão, um dos maiores portos mundiais para exploração de granéis sólidos e que conta com dois piers para embarque: o terminal de produtos diversos (TPD), para movimentação de contêineres, carga geral e granéis sólidos, e outro terminal para granéis líquidos. De propriedade da Vale, é o maior porto de exportação de minério de ferro do mundo. 

No prolongamento do Terminal de Tubarão está o Porto de Praia Mole. Operado por um condomínio de grandes siderúrgicas do Espírito Santo e Minas Gerais (ArcelorMittal Tubarão, Gerdau Açominas e Usiminas) e administrado pela Codesa, ele é considerado o maior porto de exportação de placas de aço do mundo e um dos terminais de maior produtividade do Estado. Junto com Tubarão, ele forma o maior complexo brasileiro de tonelagem. 

A próxima “parada” da turma foi no TVV (em frente ao cais de Vitória) e no CPVV (em frente ao Forte do Saldanha). Entre uma informação e outra, Suzuki explicou que o primeiro é especialista em atender navios conteineiros e o segundo opera com embarcações offshore. E de lá, a embarcação passou pelo Porto de Vitória, composto por vários berços e terminais para a movimentação de diversos tipos de cargas, e também para a recepção de navios de cruzeiro marítimo. Ele é administrado pela Codesa, assim como o Cais de Capuaba e o de Paul, ambos em Vila Velha.

Durante a aula, Suzuki comentou também a respeito da lei dos portos, cujo objetivo é atrair investimentos privados e, consequentemente, aumentar a produtividade e competitividade do modal que tem tudo a ver com a vocação logística do Espírito Santo.

Leia a matéria na íntegra no site do Transcares: http://www.transcares.com.br/noticia.php?uCode=45ikt7QPsgFyqz1VJ5FHm